Exposição nas redes sociais: há limites?


E aí galerinha do #maravilhoso, essa semana vamos apresentar aqui um tema que “todos” estão inseridos e que deveríamos refletir a cada atitude tomada;

Título: A Era do Espetáculo: o perigo das redes sociais.

Os convidados dessa sexta foram. Amanda, 15 anos; Micheline, 21 anos; João Gabriel, 15 anos; Que irão falar um pouco do tema acima citado.

Hoje em dia é raro encontrar alguém que é totalmente avesso às redes sociais. Facebook,Twitter, ~Instagram, Google+, entre outros, voltados para públicos específicos ou não, são cada vez mais populares. Ter um perfil em uma dessas redes te possibilita contato com conhecidos e desconhecidos e pode ser útil em diversos aspectos. Mas, como vivemos em uma sociedade que valoriza o espetáculo, é forte a tentação de se expor nas redes sociais para atrair cada vez mais likes ou seguidores. É preciso analisar melhor essa "nova" realidade e determinar a si mesmo certos limites para a exposição na internet? Há algum problema ou risco no excesso de exposição?

Miche1ine >. As redes sociais instalaram-se definitivamente no dia-a-dia das pessoas, seja por diversão, amizade ou motivos profissionais. O certo mesmo é que a internet trouxe o universo para dentro de nossas casas.  E por esse motivo, a exposição das pessoas nas redes sociais não para de crescer. Mas até que ponto as redes sociais podem ajudar ou atrapalhar?



Amanda >. Quais são os limites e os riscos sobre o que se publica nos sites?



Gabriel >. Compartilhar demais — eis o ato comum que se tornou um dos maiores vilões virtuais da atualidade. É quando o feitiço se vira contra o feiticeiro: o usuário, no auge de sua ingenuidade, posta informações excessivas, por pura necessidade de compartilhar tudo. A necessidade de postar se torna cada vez mais, qual proporção isso pode tomar?



Embora sejam consideradas as grandes vilãs na luta contra a distração, as redes sociais representam uma série de oportunidades de aprendizado para os jovens. Basta que elas sejam utilizadas da maneira correta. Este é o momento no qual eles estão experimentando mais do que apenas livros e tarefas, eles estão aprendendo e se adaptando a um mundo que conta com diversas outras maneiras de se informar e se comunicar. Portanto, em um mundo onde as conexões são tão importantes, é fundamental que entendam as melhores maneiras de tirar proveito das redes sociais.

Um comentário:

  1. Agradecemos ao conselho. Meus Parabéns. Um tema sugestivo e bacana para o encontro semanal, um dia. Valeu Danilo César e aos voluntários. Paz e Bem a todos.

    ResponderExcluir